CIPEAD

Praça Santos Andrade
7 de agosto de 2017
Aula inaugural abre semestre das graduações a distância da UFPR

A UFPR recebeu na última semana 280 estudantes que foram aprovados no Processo Seletivo para Educação a Distância (EAD), nos cursos de Administração Pública e Pedagogia. As duas graduações são ofertadas no modelo de educação híbrida, que exige dos estudantes tanto atividades presenciais quanto a distância, em parceria entre a UFPR e a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

No curso de Administração Pública, três turmas já foram formadas por esse sistema. A turma 2017 é a quarta a ingressar na UFPR e será oferecida em dois polos: um em Curitiba e outro em Rio Negro. Já o curso de pedagogia está em sua sexta turma, mas, pela primeira vez, será ofertado apenas em Curitiba.

A coordenadora do curso de Administração Pública, professora Camila Camargo, ressalta que “os alunos podem esperar uma universidade preparada para atendê-los, com uma equipe grande de professores, tutores, coordenação e setores da universidade que estão prontos para  receber esses novos estudantes da UFPR”.

Ao contrário do que se pode imaginar, um curso a distância pode exigir mais do estudante, uma vez que toda a programação de tempo será feita pelo próprio aluno.  “Quem procura um curso de EAD precisa de bastante dedicação e tempo para se organizar e  dar conta da demanda de estudos do curso, principalmente das leituras”, diz a professora Camila.

Oportunidade de qualificação

O histórico do curso de Administração Pública revela que boa parte dos estudantes são servidores públicos ou têm interesse na área. Esse é o caso, por exemplo, de Ronaldo Mouro, calouro 2017, que escolheu a UFPR por ter recebido de colegas de trabalho boas referências do curso.

“Eu tive e tenho contato com a EAD por meio das qualificações realizadas em meu trabalho e acho muito interessante o formato”, disse. Mourou diz que escolheu o curso para se aperfeiçoar na área da gestão pública..

Assim como Mouro, o estudante Fabiano Catanio também busca qualificação: “Eu sou funcionário público e sempre apontei déficits na área de gestão pública. Cruzar o braço e reclamar não adianta. Então resolvi estudar e me preparar para fazer um trabalho melhor”.

A educação a distância na UFPR

Foi buscando contribuir com a redução da exclusão social e o desenvolvimento da cidadania que, a partir de 1998, a UFPR engajou-se na implantação da EAD no Estado e no país, por meio da elaboração de uma proposta para a criação de Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD) – órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional, oficialmente criado em 1999. A partir de então, a UFPR credenciou-se pelo Ministério da Educação (MEC) para atuar em EAD, sendo, na época, uma das cinco universidades do país autorizadas para tal.

Hoje essa redução de exclusão é realidade e está presente na fala do calouro Lucas Ricardo Borba, de 21 anos, que foi aprovado para as aulas em Rio Negro e conta que nunca fez nenhum curso no modelo EAD, mas que escolheu a modalidade por morar em uma região que dificultaria o acesso à universidade. “Eu trabalho o dia inteiro, então ter um polo presencial na cidade facilita o acesso ao estudo”.

A UFPR oferece, além das graduações em Administração Pública e Pedagogia, cursos de especialização e aperfeiçoamento. Segundo a professora Maria Josele Bucco Coelho, coordenadora da CIEPAD, a UFPR oferta hoje mais de 250 disciplinas semi-presenciais: “O ensino a distância na UFPR está se consolidando e a oferta desses cursos de graduação vem reforçar isso. E também abre possibilidade e oportunidade de pensarmos o ensino desde perspectivas distintas, contemplando um público que já está apto para o uso das novas tecnologias”.

Para saber mais, acesse o site da CIPEAD.

 

Matéria elaborada por ACS UFPR


CIPEAD - Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná
Praça Santos Andrade, 50 - Centro - Telefone:(41)3310-2657 - CEP:80.020-300 - Curitiba/PR
CIPEAD no Facebook