UFPR HÍBRIDA

HISTÓRICO



  1. Criação da UFPR

  2. Processo de federalização

  3. Constituída Comissão para elaborar proposta de Ead na UFPR

    Publicação da Portaria nº 270/98 que constitui Comissão para elaborar proposta e delinear as Políticas de Ensino a Distância da UFPR
  4. Institucionalização do Ensino de Educação a Distância na UFPR

    Publicação da Resolução 002/99 - COUN que aprova a institucionalização do Ensino de Educação a Distância na UFPR e a criação do Núcleo de Educação a Distância - NEAD  
  5. Primeira Composição do NEAD

    Publicado a Portaria nº 370-99  designando os professores que compuseram o Núcleo de Educação a Distância
  6. Parecer CES nº 358/2000

    Publicação do Parecer CES nº 358/2000 autorizando ofertas de EaD na graduação - ensino profissionalizante.
  7. Regulamentação da oferta de graduações a distância na UFPR

    Publicação da RESOLUÇÃO Nº 18/00 - CEPE  que aprova as normas básicas da atividade acadêmica dos Cursos de Graduação na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná. Atualização destas normas pela Resolução nº 29/08 - CEPE. Resolução vigente nº 83/08 - CEPE
  8. Regimento Interno do NEAD

    Publicada a Resolução nº 08/03 - COUN que Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná.
  9. Início das atividades UAB

  10. Curso de Pedagogia EaD

    Oferta do curso de graduação em Pedagogia em convênio com a prefeitura de Curitiba
  11. UFPR Híbrida

Na UFPR, a EaD tem uma trajetória já consolidada. Em 2000, a portaria do CES 235/2000 autorizou a oferta de cursos de graduação e profissionalizantes na modalidade EaD. Desde então, em parceria com o programa UAB – Universidade Aberta do Brasil – são ofertados cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento.

Em 2010, a resolução do CEPE 72/10 passou a regulamentar a oferta de carga horária EaD em cursos presenciais. Essa resolução ficou conhecida durante muito tempo como a “resolução dos 20%”. Isso porque a carga horária referente ao ensino a distância deveria corresponder a no máximo 20% do total do curso.

De 2013 a 2016 houve um acompanhamento da CIPEAD no intuito de acompanhar o processo de implantação dessa carga horária a distância nos diversos cursos de graduação.

Em 2017, acompanhando o fluxo de reformas curriculares trazido pela resolução do CNE 02/15, a CIPEAD lança o projeto UFPR HÍBRIDA com o objetivo de consolidar o apoio aos cursos e professores que desejam inserir o uso de tecnologias e de outros ambientes de aprendizagem além do espaço físico tradicional da sala de aula.

Trata-se de uma iniciativa que se ampara em um cenário de uso intenso de tecnologias que, entende-se, podem fortalecer e consolidar metodologias de ensino ativas. Além de apresentar informações sobre as questões burocráticas e institucionais que permeiam a implantação da educação híbrida, esse projeto também busca oferecer cursos de formação para a comunidade docente que possam auxiliar no uso do ambiente virtual de aprendizagem da UFPR – o AVA.


CIPEAD - Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná
Praça Santos Andrade, 50 - Centro - Telefone:(41)3310-2657 - CEP:80.020-300 - Curitiba/PR
CIPEAD no Facebook