UFPR HÍBRIDA

O que é Educação Híbrida?

A educação híbrida refere a modalidade de aprendizagem na qual um estudante aprende:

o-que-e-educacao-hibrida

Caracteriza-se por:

1. combinar o aprendizado on-line e o presencial,
  2. fornecer experiências de aprendizagem que integram as tecnologias digitais da informação e comunicação,
  3. inserir a tecnologia como facilitadora e potencializadora do ensino,
  4. apresentar estratégias que visam estimular o aprendizado,
  5. colocar o estudante no centro do processo formativo,
  6. possibilitar ao estudante gerenciar seu tempo, lugar e ritmo de estudos no ensino on-line,
  7. utilizar plataforma virtual para que professores e estudantes interajam em espaço comum.

Segundo Peres e Pimenta (2011), os  termos educação híbrida, b-learning, blended learning, educação bimodal, aprendizagem combinada, dual, semipresencial, semivirtual, bimodal e ensino híbrido são utilizados como sinônimos para descrever a modalidade de ensino semipresencial –  descrita nos dispositivos legais e reconhecida por ser uma solução mista que pretende “valorizar o melhor do presencial e do on-line” (PERES e  PIMENTA, 2011, p. 15).

Todos esses termos se referem à utilização combinada entre o aprendizado on-line e o presencial, criando modelos que mesclam momentos em que o estudante estuda em um ambiente virtual – utilizando ferramentas da educação a distância – com outros em que a aprendizagem é presencial. Na UFPR, para designar essa modalidade de ensino, optamos pela designação ‘Educação Híbrida’.

A educação híbrida se refere, portanto, a uma abordagem que mescla o aprendizado presencial com o aprendizado a distância apresentando uma variedade de métodos e estratégias de ensino que contribuem para estimular o aprendizado.

O ensino híbrido é caracterizado por três aspectos (HORN; STAKER, 2015):

1. Ensino on-line: baseado na web e aliado a algum mecanismo de controle do próprio estudante sobre o seu processo de ensino e aprendizagem (tempo, ritmo, percurso de estudo).
  2. Ensino em espaço físico supervisionado: o estudante irá aprender em um espaço físico tradicional – sala de aula –  a partir da mediação de um professor.
  3. Aprendizagem integrada: ocorre por meio da integração entre o ensino on-line e o presencial, em que as modalidades se complementam para proporcionar uma experiência de formação integrada.

Na UFPR, a educação híbrida deve ser incorporada a partir da discussão e planejamento dos cursos, somando potencialidades para a formação dos estudantes e contribuindo para a consecução do perfil de egresso desejado. Por isso, para regulamentar essa modalidade de ensino, o curso ou a disciplina deverão passar por ajuste/reformulação curricular, estabelecendo o uso da carga horária oferecida on-line. Nesse processo, o estudante deve estudar a partir de dois ambientes de aprendizagem:

1) on-line (utilizando o AVA/UFPR).

2) presencial, nas dependências da instituição de ensino, usando os instrumentos e metodologias já consagradas do ensino presencial.

Nessa perspectiva, o estudante também assume certo controle em relação ao tempo, ao lugar, ao caminho e/ou ao ritmo de sua aprendizagem. Isso ocorre porque, ao utilizar um ambiente virtual de aprendizagem, o professor oferece alternativas de personalização e individualização do aprendizado.

Dessa forma, permite-se ao estudante a flexibilização do tempo e espaço, mas também de seu ritmo de estudo, propiciando atividades que respeitam os diferentes estilos de aprendizagem e estimulam competências e habilidades.

Quer saber mais sobre Ensino Híbrido? Você pode ver o vídeo O que é ensino híbrido?

CIPEAD - Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná
Praça Santos Andrade, 50 - Centro - Telefone:(41)3310-2657 - CEP:80.020-300 - Curitiba/PR
CIPEAD no Facebook