UFPR HÍBRIDA

Objetivos



UFPR-HÍBRIDA

Trata-se de um projeto desenvolvido no âmbito da PROGRAD/CIPEAD que objetiva apoiar os cursos de graduação da UFPR no planejamento, implantação e consecução da educação híbrida.

Esse termo faz referência aos processos de ensino e de aprendizagem que integram, por meio de metodologias ativas, ambientes presenciais e on-line.

Enquanto no ensino tradicional o ambiente de aprendizagem concentra-se em um espaço físico, a educação híbrida prevê que até 20% da carga horária dos cursos de graduação pode ser realizada em ambientes/plataformas virtuais.

Tal abordagem justifica-se na medida em que, conforme afirma Michel Serres, somos contemporâneos da terceira grande revolução da humanidade – a digital. Nesse sentido, a incorporação de novas tecnologias ao ensino já é uma realidade em muitos cursos da UFPR que, desde 2010, tem regulamentação própria para orientar a incorporação da educação híbrida.

O projeto UFPR HÍBRIDA busca, portanto, propiciar aos docentes informações sobre o processo de implantação dessa modalidade de ensino (com base na Resolução n. 72/10- CEPE) como  também disponibilizar cursos formativos e recursos que auxiliem na consecução da educação híbrida.

 

 


CIPEAD - Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná
Praça Santos Andrade, 50 - Centro - Telefone:(41)3310-2657 - CEP:80.020-300 - Curitiba/PR
CIPEAD no Facebook