Live das Vivências Formativas discute ensino híbrido e ensino remoto na UFPR

Evento na próxima sexta, dia 9, inaugura nova fase do programa de capacitação da PROGRAD, que agora foca na retomada das atividades acadêmicas

As “Vivências Formativas para o Ensino Híbrido 2021”, organizado pela CIPEAD (Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância) compartilhou em oito lives as diferentes experiências dos docentes da UFPR nesse tempo de ensino e pandemia, contando com a parceria dos NTE (Núcleos de Tecnologia Educacionais). Agora, em uma nova fase, as “Vivências Formativas para o Ensino Híbrido 2021” passam a integrar o Programa Institucional “Vivências Formativas para a Educação Superior” da PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional), conduzido pelo Comitê de Formação Continuada – ComFor/UFPR, composto pelas Coordenadorias da PROGRAD, em parceria com a PROGEPE (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) e contando com o apoio da PRPP (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), PROEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) e a SIPAD (Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade).

A live que inaugura essa nova etapa, na próxima sexta-feira, terá como tema “Ensino remoto e ensino híbrido: a UFPR em tempos de pandemia”. O bate-papo contará com as expertises da Prof.ª Dr.ª Geovana Gentili Santos, coordenadora da CIPEAD e de Nathália Savione Machado, pedagoga mestra em educação e novas tecnologias e, atualmente, coordenadora de políticas afirmativas na SIPAD.

Dentre os tópicos a serem abordados no evento, está o esclarecimento sobre as modalidades de ensino no Brasil, incluindo uma discussão sobre as diferenças entre ensino remoto e ensino híbrido. As especialistas ainda vão falar sobre os modelos de ensino híbrido e a organização da UFPR Virtual (o ambiente virtual de aprendizagem Moodle da UFPR) para a oferta de disciplinas remotas ou híbridas.

A live acontecerá das 14h às 16h, com transmissão pelo Canal da CIPEAD no YouTube e também acesso pela UFPR Aberta, no link https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=78. O evento é gratuito, aberto e não é necessária inscrição prévia. Os participantes poderão solicitar certificação até uma semana após o evento, preenchendo formulário na própria sala da live, na UFPR Aberta.

Essa nova etapa das Vivências Formativas também torna mais acessível à comunidade UFPR um leque diversificado de materiais produzidos pela PROGRAD e pela CIPEAD sobre tecnologias e metodologias de ensino, incluindo tutoriais, cursos, oficinas e materiais de referência. Um exemplo é o Catálogo de Saberes On-line – Recursos Digitais para o Ensino On-line e Híbrido, lançado na última semana e disponível em http://www.cipead.ufpr.br/portal1/index.php/3d-flip-book/catalogo-saberes-on-line/. O catálogo reúne materiais formativos, tutoriais, vídeos e guias que exploram questões sobre os recursos disponíveis na UFPR Virtual e pedagógicas para o ensino on-line e híbrido.

As Vivências Formativas também continuam com todo seu material disponível e aberto para acesso na UFPR Aberta (https://ufpraberta.ufpr.br/course/index.php?categoryid=17), com o conteúdo integral das oito lives já realizadas nesse ano, em parceria com os NTE da UFPR.