PERGUNTAS FREQUENTES

Segundo o Decreto 5622 de 19/12/05, a Educação a Distância “caracteriza-se como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Sim. Segundo o Art. 5º do Decreto 5.622/05 – Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional.

A Educação a Distância permite que o tempo de estudo seja adequado às necessidades do aluno. É mais flexível necessitando que o aluno seja autônomo e organizado. Possibilita vencer barreiras geográficas e de tempo. Também permite acesso à sala de aula virtual em qualquer tempo e lugar; alunos, professores e tutores podem se conectar através do Ambiente Virtual.

Para os cursos do Sistema UAB, acompanhe a nossa página, todas as informações serão divulgadas aqui. Acompanhe as ofertas.

Os cursos de graduação EaD são Administração Pública e Pedagogia.

Os processos seletivos para cursos de graduação EaD sempre serão divulgados no site www.nc.ufpr.br onde terá acesso ao Edital e demais instruções.

Caso esteja a procura de cursos de pós graduação, mestrado ou doutorado acesse www.ufpr.br e ao final da página, no lado direito, tem links para as páginas dos Setores. Então pode explorar as áreas de interesse e oportunidades.

Os cursos financiados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), Secretaria de Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), Secretaria de Educação Básica (SEB) ou outras iniciativas do MEC são gratuitos.

Os cursos do PECCA e CEPPAD têm os seus valores descritos nos respectivos sites: http://www.pecca.com.br e http://www.ceppad.com.

Para fazer a transferência de um curso, modalidade ou universidade o aluno precisa se inscrever no processo seletivo PROVAR disponível no site http://www.prograd.ufpr.br/portal/provar.

Não, pois segundo a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, “É vedado que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior. É permitida, no entanto, a matrícula em cursos de níveis diferentes (por exemplo, graduação e especialização ou extensão)”.

Os certificados dos cursos deverão ser retirados na Coordenação do Curso.

Os cursos de Formação de Tutores são ofertados via edital, publicados no site http://www.cipead.ufpr.br.