INÍCIO

À
Comunidade Universitária,

Nossas saudações a todas e a todos dispostos a serem protagonistas de uma UFPR incondicionalmente viva e presente!
A pandemia que nos distanciou precisa ser vencida em todas frentes possíveis. Nossa Universidade é protagonista das principais ações de resistência ao seu avanço: nos hospitais, nos laboratórios, nas pesquisas e orientações epidemiológicas.
A partir de agora, a UFPR também está preparada para voltar ser protagonista onde sempre foi há mais de um século: no ensino de graduação.
Nossa volta às aulas será, no entanto, distinto de tudo que já fizemos até aqui. Não retornaremos ao ensino presencial, nem muito menos nos ajustaremos ao Ensino a Distância (EaD) — cujos requisitos nos seriam tão inexequíveis neste momento quanto o retorno ao ensino presencial.
A nossa volta às aulas nos cursos de graduação será no formato do chamado ensino remoto emergencial (ERE), hoje adotado por inúmeras escolas e universidades no país e no mundo.
Esse formato de ensino será um desafio para todos nós, professores, técnicos e estudantes. Teremos que fazer grandes ajustes nos nossos projetos pedagógicos. Portanto, antevemos um período de intensa aprendizagem para toda a comunidade universitária, mas que em nada comprometerá os padrões de qualidade e inclusão que já alcançamos.
Temos certeza que sairemos vitoriosos também nesta frente emergencial de resistência, inovação, crescimento e inclusão. A história da nossa Universidade, assim como fez com os que nos antecederam, saberá valorizar e recompensar o empenho e a contribuição de cada um e cada uma de vocês .

Curitiba, 03 de julho de 2020.

Equipe PROGRAD